sábado, 1 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

Plano de Aula de História


Tema: Revendo a cidade do Recife através de imagens históricas
Turma: 5º ano
Tempo estimado: 1 aula

Conteúdo

  • História do Recife e suas mudanças relacionadas à modificação do tempo histórico.

Objetivo Geral

  • Estudar a história da cidade do Recife e observar as diferenças e semelhanças ocorridas durante esse período através de textos e representação de imagens em fotos antigas e atuais em pontos principais da cidade do Recife, reconhecendo a importância do tempo histórico e sua influência na atualidade.

Objetivos Específicos

  • Analisar imagens fotográficas de diferentes períodos da história da cidade do Recife, fazendo uma análise do que foi modificado durante esse período comparando a imagens atuais.
  • Resgatar a memória do educado o passado da cidade do Recife a atualidade dessa cidade.
  • Compreender o processo histórico por meio dessa análise de imagens e textos previamente selecionados.
  • Relacionar a análise das imagens com o estudo dos textos.
  • Despertar a consciência histórica por meio dessas análises, contribuindo para a compreensão do processo de construção do momento histórico.
  • Desenvolver o pensamento crítico sobre o período passado e as diversas visões da atualidade da cidade do Recife.

Metodologia

1º momento

Com a turma organizada em um grande circulo, será distribuída pelo professor aos alunos, as fotografias de imagens antigas e atuais de alguns pontos históricos importantes do centro do Recife. Após distribuir as imagens, o educador irá dividir o quadro em duas partes e solicitará que cada aluno coloque as imagens antigas de um lado e outra do lado oposto.

2º momento

Após colocado todas as fotos, o professor irá junto aos alunos refletir  as possíveis mudanças ocorridas durante esse período relacionando ao contexto histórico da época aos dias atuais, observando as diferenças e semelhanças entre representações  que apareceram como resultado do momento histórico.

3º momento

Em seguida, após as observações e análises anteriores, o educador irá fazer uma contextualização com o texto sobre a história antiga e atual do Recife, realizando um grande debate em sala, onde serão revistos o que avançou no crescimento dessa cidade e os pioneiros que contribuíram para esse avanço social. Após essa contextualização, será solicitado que cada aluno redija uma redação narrativa sobre o passado e a atualidade da cidade do Recife através dos fatos históricos ocorridos nessa cidade partindo dos dados ministrados em sala.


Recursos Didáticos

  • Imagens fotográficas antigas e atuais da cidade do Recife
  • Folhas de ofício para a redação
  • Quadro da sala de aula
  • Texto escolhido para a presente aula

Avaliação

A avaliação far-se-á durante a aula, através da observação dos alunos nos seguintes aspectos:

  • Oralidade
  • Na interpretação das imagens fotográficas no quadro
  • Envolvimento dos alunos no grupo através do debate
  • Na discursão do texto proposto
  • Na redação narrativa individual, verificando a compreensão e análise crítica de cada educando em relação ao tema proposto e objetivos da aula.