segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PLANO DE AULA MODIFICADO - ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2ª VA

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Educação
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Metodologia do Ensino de História II
Professor: Ricardo Pacheco
Aluno: William Gama da Silva


Introdução

A atividade a seguir busca a partir da metodologia da Educação Patrimonial levar o aluno a reconhecer a importância histórica do Marco Zero como patrimônio histórico da cidade do Recife, partindo do objeto cultural (fotos). Através desse objeto, o aluno irá explorar os quatro momentos que se sucedem nas etapas propostas pela Educação Patrimonial segundo Maria de Lourdes Parreiras Horta (2003), onde o educando irá observar o objeto cultural (fotos), fazer registros do objeto de estudo (produção textual, desenhos sobre o Marco Zero), explorar através de pesquisas na Internet e fontes escritas (livros, revistas e jornais) e no final do trabalho irá apropriar-se através da elaboração e apresentação de um mural contendo o objeto de estudo que é o Marco Zero, onde esse mural irá conter todas as atividades produzidas pelos alunos durante as aulas planejadas e o mesmo será exposto a toda comunidade escolar.


Plano de aula de História – (Plano de aula modificado)

Tema: Percebendo o Marco Zero como patrimônio histórico da cidade do Recife
Turma: 5º ano
Tempo estimado: 2 aulas


Conteúdo

·        História do Marco Zero como patrimônio histórico da cidade do Recife


Objetivo Geral

  • Reconhecer a importância histórica do Marco Zero como ponto inicial da cidade do Recife.


Objetivos específicos

  • Identificar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao Marco Zero.
  • Pesquisar em fontes diversas (Internet, livros, revistas, jornais) sobre a história e a origem do Marco Zero.
  • Registrar através da elaboração de texto e desenhos produzidos pelos grupos o que eles compreenderam acerca do objeto de estudo (Marco Zero).
  • Realizar atividade para expor o objeto de estudo junto a comunidade escolar.

Metodologia

1ª aula

1º momento: A princípio será feito uma sondagem dos alunos sobre o que eles conhecem sobre o  Marco Zero, onde será feito uma breve discussão de modo que será realizado alguns questionamentos como: Conhecem o Marco Zero? Já foram lá? Como é? Porque esse nome? O que tem lá? e assim, seguirá a discussão a partir das perguntas.
2º momento: A partir da discussão inicial e dos questionamentos levantados, a turma será dividida em 4 grupos e será distribuído pelo educador fotos do Marco Zero. Depois o professor solicitará que cada grupo elabore uma produção textual e após a produção desse texto, será solicitado também, que cada grupo construa através de desenhos o Marco Zero, partindo das fotos e da interação de que cada grupo tinha e passou a ter em relação ao Marco Zero.  Em seguida, será proposto como atividade de casa, que os grupos façam uma pesquisa em fontes diversas (Internet, jornal, livros revista) sobre a história e origem do Marco Zero para complementar as informações sobre o objeto de estudo.


2ª aula

Nesta aula, o professor resgatará o que foi pesquisado pelos alunos na aula anterior sistematizando as idéias trazidas através da pesquisa solicitada sobre a história e origem do Marco Zero, relacionando ao objeto cultural foto. Em seguida, o educador junto com os grupos realizará uma atividade onde será confeccionado um mural com todos os trabalhos elaborados pelos alunos em relação ao Marco Zero, onde esse mural será exposto na comunidade escolar como registro da aplicação do trabalho e da apropriação do conhecimento construído pelos alunos.


Recursos didáticos

  • Imagens fotográficas do Marco Zero
  • Folhas de Ofício
  • Quadro negro
  • Fontes diversas para a pesquisa (Internet, livros, revistas e jornais)



Avaliação

A avaliação far-se-á durante as aulas, através da observação dos alunos nos seguintes aspectos:
  • Oralidade
  • Na interpretação das imagens fotográficas do Marco Zero
  • Na elaboração dos textos e dos desenhos produzidos sobre o Marco zero
  • Nas informações trazidas através da pesquisa solicitada em diversas fontes (Internet, livros, jornal, revistas)
  • Na discussão e participação de cada aluno durante as aulas e sua compreensão sobre o Marco Zero como patrimônio histórico e ponto de início da cidade do Recife.




                                                                     Fotos do Marco Zero












                                                                

                                          Referências bibliográficas

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial, 2003. Disponível em: HTTP://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de historia com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Caderno do CEOM – Ano 22, n. 31. Espaço de memória: abordagens e práticas.




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